Extensão universitária e comunicação cidadã

Hoje, mais precisamente às 11h, a Associação Brasileira de Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã promove o Webnário Extensão Universitária e Comunicação Cidadã. Participo, junto com as docentes Luzia Yamashita Deliberador (Faculdade Maringá/ Universidade Estadual de Londrina) e Milena Marra(Universidade de Brasília). Integro a ABPCOM e represento a Universidade Federal da Paraíba, onde comecei a fazer Extensão Universitária, em 2001, a convite do professor doutor Eymard Mourão Vasconcelos. Nesse momento também lecionava a disciplina Comunicação Comunitária para os cursos de Jornalismo e Radialismo da instituição.

Lembro ainda que na época em que era estudante de Jornalismo conheci de perto as ações extensionistas da UFPB relacionadas ao fomento de ações no campo das culturas populares, e ainda aos serviços realizados pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, o querido DLEM, que até os dias de hoje, com muito esforço, mantém a formação de excelente qualidade na área de idiomas para o município de João Pessoa. Estudantes universitários, secundaristas, comunidade em geral têm por meio deste Departamento o acesso ao aprendizado de outra língua. Uma experiência tão significativa que contribui para definição de carreiras, inserção e inclusão social.

Em 2001, estávamos na Comunidade Maria de Nazaré, localizada entre os bairros Grotão, Funcionários II e III, uma turma inteira de Jornalismo, junto às turmas de medicina e enfermagem que atuavam naquela localidade com ações do projeto “Educação Popular e Atenção à Saúde da Família”, coordenados pelo professor Eymard. O projeto de promoção à saúde, tendo por princípio a Educação Popular, tem sido um marco por construir vivências de promoção e saúde valorizando os saberes tradicionais das pessoas do lugar, respeitando sua linguagem, valorizando ações participativas e horizontais na reflexão sobre o binômio doença-saúde numa visão holística.

Foi por meio desta importante experiência que pude melhor compreender a interface comunicação-saúde. Realizamos naquele momento um Jornal Comunitário (que guardo com muito carinho) com a participação de diferentes agentes da Comunidade Maria de Nazaré, com presença ativa dos estudantes de jornalismo. Aquele momento foi para muitos, que estão hoje atuando profissionalmente, suas primeiras experiências de escuta e construção de relatos humanizados. Foi ali, naquele projeto, compartilhando suas vivências de aproximação e promovendo um diálogo crucial para afirmação da comunicação enquanto direito e experiência de cidadania ativa.

Hoje, nessas quase duas décadas de ensino universitário, as ações extensionistas no campo da comunicação sempre me acompanharam, e são parte relevante do fazer Acadêmico, que é cotidiano, que é desafiador, que possibilita impactos relevantes e positivos no acesso aos direitos e fortalece a cidadania das pessoas.

A Extensão Universitária é uma Rede ampla que envolve milhares de pessoas atuando em todo território nacional, construindo conhecimentos e trabalhos de cooperação de amplo e significativo alcance social em diferentes áreas do saber. Só no Centro de Comunicação e Artes da UFPB temos algo em torno de cem iniciativas de inclusão social pela música, dança, gastronomia, comunicação comunitária, acolhida e integração a pessoas refugiadas, entre outros projetos. Além das ações em todos os Laboratórios e Clínicas da Universidade que prestam atendimento gratuito e de qualidade nas áreas de Humanas, Exatas e Saúde de forma sistemática. É importante ressaltar ainda que estas ações possibilitam aos estudantes um grande aprendizado profissional, além de serem representativas para consolidar a permanência dos mesmos na Graduação por meio das bolsas. Quando há corte das bolsas, de investimentos na Educação, há como consequência uma precarização de toda essa Rede de assistência e inclusão social que passa pelas ações das Universidades Brasileiras, fundamentais ao desenvolvimento social do País.

Hoje, a ABPCom, Associação da qual faço parte, promove, em tempos de pandemia e isolamento social, nosso Webnário como expressão do contínuo compromisso com a Educação e Comunicação Cidadã. A transmissão do Webnário acontece a partir das 11h, no Canal da ABPCOM no Youtube. Aguardamos vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *